terça-feira, 15 de outubro de 2024

A ilusão que aprisionou Nelson Mandela: querer ser igual para ser aceito

 


A SABEDORIA SÓ ESTÁ COMPLETA QUANDO, ALÉM DE APRENDER, VOCÊ ESVAZIAR A MENTE DOS CONHECIMENTOS IMATUROS ACUMULADOS. DESAPRENDER É A BASE DA SABEDORIA. Filosofia Caminho Nobre


O jovem Nelson Mandela sonha com o seu futuro


A África do Sul vivia um dos regimes racistas mais cruéis da história da humanidade.

Nelson Mandela era um jovem advogado iludido por CRENÇAS FALSAS ou INCOMPLETAS.


Como negro, ele era maltratado pela polícia, pelo sistema judicial, por indivíduos brancos. Mesmo assim, ele nutria a crença de que no futuro tudo mudaria PARA ELE.

Ele disse: “quando eu for mais qualificado, mais bem vestido e mais rico que eles, não me chamarão mais de crioulo.”


Mandela acreditava que sendo como os bôeres (a maioria dos “brancos” sul africanos) chegaria um momento em que ele seria um IGUAL.

IGUAL significa ser aceito, respeitado, valorizado e ter muitas “portas abertas” (convites, amigos, privilégios, etc.).




Pessoas imaturas buscam ser IGUAIS para se sentirem ACEITAS


Pessoas imaturas buscam ser iguais. Elas raramente reconhecem a DEPENDÊNCIA EMOCIONAL que as CONTROLA. Elas se sentem livres, mas não são. São seguidoras, copiadoras e reprodutoras do que existe de bom e de ruim em uma sociedade.


O jovem Mandela usava as roupas que eram valorizadas pela sociedade (terno), tinha uma profissão valorizada (advogado), estava aumentando a sua renda. Em breve (delirava ele), poderia ter tudo o que a sociedade valorizava. Neste dia tudo mudaria, pois ele seria valorizado.


LEIA TAMBÉM: Fuja do padrão neurótico de desprezar o que tem e valorizar o que não tem


Doce ilusão! Aderir aos valores de um grupo traz algumas vantagens. No caso do Nelson Mandela, ele ganhava mais, vestia e comia melhor. Ou seja, era o orgulho da sua família.


Existem dois PREÇOS GIGANTESCOS a serem pagos por quem adere fortemente aos valores e crenças sociais. O primeiro preço é a DEPENDÊNCIA EMOCIONAL do que é VALORIZADO PELO GRUPO SOCIAL. O segundo preço é HIPERVALORIZAR O JULGAMENTO de uma parte da sociedade.


LINK TREE: CURSOS, VÍDEOS, LIVROS, MENTALIZAÇÕES, MENSAGENS E MAIS


A adesão aos valores e crenças sociais cria AUTOMATISMOS mentais que dirigem parte significativa das ações, pensamentos, sensações e sentimentos. Esses automatismos são muito MAIS RÁPIDOS que o raciocínio. Tanto é que a pessoa age e as vezes nem percebe.


O resultado é que inúmeras vezes a pessoa imatura age CONTRA seus interesses, contra os interesses do espírito, contra sua família e amigos.


VÍDEO: Pessoas que agem no automatismo, como se fossem formigas. Supere este problema e liberte sua mente




A sociedade premia quem REPRODUZ as referências sociais e pune quem se diferencia


Resumindo:


1 – A imensa maioria das pessoas hipervaloriza as REFERÊNCIAS SOCIAIS. A sociedade premia essas pessoas com o reconhecimento, respeito, senso de pertencimento, valorização, etc. Por outro lado, existe muito medo de ser diferente (o resultado é que as pessoas se esforçam muito para copiar e reproduzir os padrões sociais).


2 - Os interesses do espírito são desprezados. Os interesses do espírito te tornam DIFERENTE e ÚNICO. A evolução espiritual precisa que os interesses do espírito sejam prioridades.


3 - Quando o processo evolutivo avança, o ego aprende a se submeter ao espírito. O ego desenvolve a capacidade de colaborar, acompanhar e ajudar a operacionalizar o que vem do espírito. [Se você for ateu substitua o termo espírito por Self, Eu, vocação ou outro de sua preferência.]


Curso: Descobrindo como a mente realmente funciona


LEIA: Aceitar quem se é, a melhor forma de combater o racismo. Se valorize e tenha mais motivação para viver.


4 - Os ganhos sociais de quem segue os interesses do espírito são SEMPRE REDUZIDOS. Portanto, quem evolui precisa aprender a se defender, criar vínculos sociais profundos e ser eficiente.


5 – Jamais existirá uma evolução espiritual “profunda” sem que a pessoa “pague o preço” dessa evolução. 


6 – Jamais existirá a verdadeira CONSCIENTIZAÇÃO SOCIAL sem que você se diferencie da média (mediocridade) da população. Pois quanto mais imatura for a pessoa, mais ela terá a necessidade de se proteger reproduzindo e apoiando os modelos mentais que dominam uma sociedade. Quando a pessoa evolui, ela se diferencia. Ela se torna propagadora da conscientização social. A conscientização social atingirá as crenças de pessoas imaturas e elas reagirão (por isso, o sábio deve ter entre suas prioridades saber se defender).


LEIA TAMBÉM:

- O Ego precisa de certezas


Mente Neutra é bem mais importante que a mente positiva


VÍDEO - Como as crenças dirigem o destino das pessoas


VÍDEO - A diferença entre o desenvolvimento pessoal e espiritual


Explico esses seis pontos:


São Francisco de Assis, Paulo (apóstolo da Bíblia) e Mandela realizaram mudanças radicais em suas vidas. Eles eram “poderosos”, “ricos”, respeitáveis, invejados, etc. Depois da transformação profunda, eles se tornaram diferentes. As pessoas próximas reagiram considerando-os a vergonha da família, os loucos que se rebaixaram, os “heréticos” que deveriam ser destruídos.


Poucos seres humanos passarão por mudanças tão profundas quanto essas três pessoas. Por isso, observar a vida delas te ajudará a entender que “esvaziar a mente”, sacrificar o ego (submetê-lo ao espírito) e seguir suas próprias vocações terá NECESSARIAMENTE consequências. Afinal, será necessário romper com padrões, crenças e comportamentos imaturos valorizados socialmente.


A ilusão de Nelson Mandela é a ilusão de TODAS as pessoas. Elas hipervalorizam os benefícios que a sociedade oferece para quem é IGUAL. Essa dependência emocional gera muitas dificuldades e prejudica a evolução pessoal e espiritual (impede a conscientização social e complica a conexão espírito-consciência).


ATENÇÃO: As mensagens dessa página foram originalmente enviadas através do

GRUPO no TELEGRAM Filosofia Caminho Nobre

https://t.me/grupocaminhonobre





Quem se torna sábio NECESSARIAMENTE deve romper com as imaturidades da sociedade


Quem realmente evolui deve ser sábio para se proteger, para ter uma vida sensata e com qualidade de vida. Dessa forma, ele se tornará um bom exemplo para si e para todos. Sua existência mobilizará muitas pessoas. Elas irão reagir...


O livro A Espiritualidade no Dia a Dia ensina: a realidade é o grande professor e o grande destruidor de crenças. O contato com a realidade é fundamental para que o processo de ESVAZIAMENTO MENTAL funcione com maior facilidade.


[Dica: para saber mais sobre o esvaziamento da mente que "liberta a mente" dos aprendizados imaturos você deve estudar e praticar a Filosofia Caminho Nobre].


O jovem Mandela descobriu que jamais deixaria de ser discriminado. Nesse momento sua ilusão acabou e começou a história do lutador que mudou sua consciência e a consciência social da África do Sul.


Leia também: Sexualidade livre e a força da cultura sobre o corpo


[DICA DE CONSCIENTIZAÇÃO: você precisa entender o que é um COMANDO SOCIAL. Afinal, esse é um dos principais mecanismos de controle das MENTES em uma sociedade.

Leia mais abaixo o texto que te mostrará o que são os COMANDOS SOCIAIS.]


Autor: Regis Mesquita


SIGA O SITE PSICOLOGIA RACIONAL NAS REDES SOCIAIS




CURSO GRATUITO ESPIRITUALIDADE E RACISMO


1 - (Aula 1): introdução

2 - (Aula 2): O pensamento conservador: invisibilização e desqualificação do outro

3 - (Aula 3 - parte 1): A verdadeira GUERRA entre a realidade e as crenças

4 - (Aula 3 - parte 2): A verdadeira GUERRA entre a realidade e as crenças

 

 

JESUS ROMPEU COM CRENÇAS SOCIAIS E SE TORNOU UM ZÉ NINGUÉM


Você é pequeno. Tudo à sua volta é pequeno. Isto não é problema. Ao contrário, é uma delícia. O universo foi organizado assim justamente para ser simples e te FACILITAR A VIDA. Tudo o que sai desta simplicidade cria complicação. Toda complicação gera injustiças, sofrimentos e conflitos.”


Trecho do livro “A Espiritualidade no Dia a Dia


Quando a pessoa é imatura, ela procura o grande, o exagerado, o especial, o complicado.

As marcas (símbolos de status) são um exemplo. Elas seduzem porque são “especiais” e as pessoas que as usam se sentem “diferenciadas” (conseguindo o que "todo mundo" valoriza). Para o ego imaturo, essa sensação é ótima. Pessoas imaturas ficam VICIADAS nessas sensações e passam a vida buscando algo que as tornem “especiais”.


LINK TREE: CURSOS, VÍDEOS, LIVROS, MENTALIZAÇÕES, MENSAGENS E MAIS


Por exemplo: 

Pessoas imaturas hipervalorizam a respeitabilidade. A respeitabilidade é atingida COPIANDO e REPRODUZINDO o que é VALORIZADO SOCIALMENTE. Não importa o quão absurda possa ser uma regra social, para ter respeitabilidade deve-se reproduzir essa regra. Ou seja, pessoa torna-se dependente emocional do meio em que vive. A respeitabilidade gera no orgulhoso uma ótima sensação de ser especial.


[Explicando: antigamente, mulheres chinesas “bonitas” tinham pés minúsculos. Para “casarem bem” as meninas chinesas tinham seus pés mutilados. Ou seja, a sociedade valorizava pés pequenos, os pais REPRODUZIAM A CRENÇA ao mutilar suas filhas para que os pés delas crescessem menos. Ao seguirem o COMANDO SOCIAL de mutilar os pés das filhas, os pais eram reconhecidos socialmente como bons pais.]


LEIA TAMBÉM

Sou o tipo de pessoa que vê beleza nas coisas mais simples e felicidade nas coisas mais bobas


Estimulando a Felicidade


Jesus NUNCA buscou a respeitabilidade. Para ter a respeitabilidade, ele deveria aderir às regras que Ele estava questionando. Por isso, na hora de escolher, o povo escolheu Barrabás. Deduzimos que Barrabás tinha mais valor para eles. A fantasia evangélica associa Jesus com um rei. Na prática, ele era (para aquela sociedade) um “zé ninguém”.


Jesus somente se tornou um mestre quando ROMPEU com inúmeras crenças sociais. Os evangelhos estão repletos de embates entre Jesus e os fariseus nas quais ele questiona as crenças religiosas e sociais.


Ao romper com as crenças e COMANDOS SOCIAIS, Jesus deixou de ser reconhecido e valorizado pela sociedade ao seu redor. Esse foi um dos motivos de ter sido desprezado pelo povo da época.


A prioridade do sábio é seguir o próprio espírito e as vibrações elevadas. Ele sabe que as crenças sociais são frutos de muita imaturidade


Jesus respondeu nos Evangelhos (Mateus 22:36–39).

Mestre, qual é o grande mandamento na lei?

“Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento.”


A Filosofia Caminho Nobre ensina que o “amarás o Senhor” é uma forma religiosa de se referir ao próprio espírito e às vibrações elevadas. Portanto, as crenças imaturas devem ser desprezadas. Mas, ao escolher o caminho preconizado por Jesus você se tornará um “zé ninguém”. Seu ego imaturo, viciado e dependente emocional sofrerá “as dores do orgulho e da vaidade ferida”.


Dica: releia o trecho do livro “A Espiritualidade no Dia a Dia” no início desta mensagem.

Reflita sobre esse trecho relacionando com suas atitudes, sentimentos, valores e escolhas.


Autor: Regis Mesquita

Filosofia Caminho Nobre


Experimente abrir mão de tudo o que representa o ego. Passo a Passo, dia a dia, esquecer de todas as amarras que você acredita ser importante. Mude suas crenças interiores pela prática da neutralidade, frugalidade e da privação voluntária. A Espiritualidade no Dia a Dia


CONVITE:

Você está convidado para ler GRATUITAMENTE alguns capítulos do livro A Espiritualidade no Dia a Dia – (Clique em “Dê uma olhada”)

https://www.amazon.com.br/dp/B01LXTRN1C


SUGESTÕES DE LEITURA


- São Francisco de Assis e a conquista da satisfação constante


- Aceitar o “NÃO SABER” para revolucionar a própria consciência


- VÍDEO: Como as crenças dirigem o destino das pessoas


 - VÍDEO: O Salmo 23 interpretado segundo a Filosofia Caminho Nobre 


 - Você está sofrendo lavagem cerebral? Saiba como parte da sua mente vai sendo sutilmente controlada


- Marketing de guerra. O que é? Como funciona? Controle e dominação da mente 



TEXTO PROTEGIDO PELA LEI DE DIREITOS AUTORAIS


Os textos do Site PSICOLOGIA RACIONAL, escritos pelo seu autor Regis Mesquita, estão registrados e protegidos.


Proibida a reprodução! Este artigo não pode ser reproduzido por meio impresso, eletrônico ou qualquer outra forma sem a autorização escrita do seu autor (SAIBA MAIS). 




Nenhum comentário:

Postar um comentário