O que a mente treina é o que ela pode fazer.Ninguém consegue ganhar condicionamento físico deitado no sofá.
O mesmo acontece com a concentração necessária para aprender e raciocinar.
Na frente da Tv as pessoas se concentram. Mas, é uma concentração passiva, difusa e uma alienação constante.
A concentração que a criança precisa para aprender é outra. Precisa de foco, precisa trabalhar múltiplas variáveis, precisa usar a memória. Ou seja, precisa ser ativo e estar com a energia direcionada para o objetivo central.
LEIA TAMBÉM: Pais, ensinem seus filhos a cultivarem a gratidão
Em um email a mãe me questiona o seguinte: o filho adora um programa de tv em que um adolescente toca guitarra e tem uma banda. O filho quer tocar guitarra, mas não se esforça para aprender a tocar. Ela não entende o porque ele não consegue se focar no que quer (deseja).
A rapazinho cresceu assistindo quatro horas por dia de Tv. Treinou a mente para ser passiva e o corpo para ficar parado. Treinou a mente para ficar sem frustração, sem dificuldades a superar e sem ativar memórias.
Para aprender a tocar guitarra o adolescente tem que mudar completamente de postura. Deve ser ativo, usar sua inteligência musical, ativar sua memória, superar dificuldades e tolerar frustrações.
Em um email a mãe me questiona o seguinte: o filho adora um programa de tv em que um adolescente toca guitarra e tem uma banda. O filho quer tocar guitarra, mas não se esforça para aprender a tocar. Ela não entende o porque ele não consegue se focar no que quer (deseja).
A rapazinho cresceu assistindo quatro horas por dia de Tv. Treinou a mente para ser passiva e o corpo para ficar parado. Treinou a mente para ficar sem frustração, sem dificuldades a superar e sem ativar memórias.
Para aprender a tocar guitarra o adolescente tem que mudar completamente de postura. Deve ser ativo, usar sua inteligência musical, ativar sua memória, superar dificuldades e tolerar frustrações.
LEIA TAMBÉM: Como lidar com uma filha insegura?
Ele treinou quatro horas por dia para usar sua mente de forma passiva. Agora terá dificuldade em fazer um novo treinamento. Terá que criar novas qualidades, sendo que sua forma de ser sabotará este processo de renovação interior.
A imensa maioria das crianças e adolescentes acabam desistindo. E vivem pior por causa disto.
Eu recomendo que crianças e adolescentes fiquem no MÁXIMO uma hora por dia na frente da Tv.
Ele treinou quatro horas por dia para usar sua mente de forma passiva. Agora terá dificuldade em fazer um novo treinamento. Terá que criar novas qualidades, sendo que sua forma de ser sabotará este processo de renovação interior.
A imensa maioria das crianças e adolescentes acabam desistindo. E vivem pior por causa disto.
Eu recomendo que crianças e adolescentes fiquem no MÁXIMO uma hora por dia na frente da Tv.
A capacidade de focar a atenção e superar os desafios são treinados nas atividades de brincar realizada durante muitas horas por dia.
As brincadeiras (não eletrônicas) são atividades que preparam a mente para os desafios do futuro. Portanto, brincar é tão importante quanto a escola. BRINCAR é uma escola.
Brincar em grupo ajuda a desenvolver habilidades de interação social e sensibilidade emocional.
LEIA TAMBÉM: Mente Neutra é bem mais importante que a mente positiva
Brincar de construir gera várias outras habilidades. Elaborar estórias ajuda na criatividade. Andar de bicicleta ou jogar jogo com bola ajuda na desenvolvimento de habilidades físicas. Ler livros facilita a imaginação, a paciência e é o melhor estímulo para a concentração.
Cada tipo de brincadeira colabora com o desenvolvimento de algumas áreas da vida.
A ATENÇÃO E O FOCO são desenvolvidas em todas elas, pois são a base para realizar eficientemente as propostas do brincar.
Para a criança ou adolescente que está acostumada a ser passiva (Geração Seguidora) é necessário um diálogo franco no sentido de estabelecer um pacto de eficiência. Ou seja, ela deve se comprometer a tolerar a frustração e a enfrentar a preguiça para poder tocar (brincar) todos os dias, por várias horas. O objetivo é que ele toque muito bem a guitarra e possa formar seu grupo, compor, etc.
Clique aqui |
Cada tipo de brincadeira colabora com o desenvolvimento de algumas áreas da vida.
A ATENÇÃO E O FOCO são desenvolvidas em todas elas, pois são a base para realizar eficientemente as propostas do brincar.
Para a criança ou adolescente que está acostumada a ser passiva (Geração Seguidora) é necessário um diálogo franco no sentido de estabelecer um pacto de eficiência. Ou seja, ela deve se comprometer a tolerar a frustração e a enfrentar a preguiça para poder tocar (brincar) todos os dias, por várias horas. O objetivo é que ele toque muito bem a guitarra e possa formar seu grupo, compor, etc.
LEIA TAMBÉM: O menino que não sabe ser feliz
Traduzindo: precisa de exigência, foco, cobrança e conscientização.
As crianças/adolescentes passivas precisam de desafios para saírem da alienação e paralisia.
Autor: Regis Mesquita
Contato e Terapia: regismesquita@hotmail.com
Traduzindo: precisa de exigência, foco, cobrança e conscientização.
As crianças/adolescentes passivas precisam de desafios para saírem da alienação e paralisia.
Porque os adolescentes e crianças de hoje tem mais ansiedade do que as crianças da década de 1950? A era da ansiedade.
Autor: Regis Mesquita
Contato e Terapia: regismesquita@hotmail.com
SIGA A PSICOLOGIA RACIONAL NAS REDES SOCIAIS
CONHEÇA E LEIA, CLIQUE AQUI
Novas soluções - criatividade - são mais fáceis para as
crianças e adolescentes que brincam muito.
Leia também:
Participe da Campanha de Popularização dos Livros Eletrônicos
LEIA: 10 motivos para você se acostumar a ler livros usando os leitores de ebook. Eu uso o kindle e adoro
Mais ecológicos! Mais baratos!
DIREITOS AUTORAIS
Os textos do Site PSICOLOGIA
RACIONAL, escritos pelo seu autor Regis Mesquita, estão REGISTRADOS e
PROTEGIDOS.
Licença para reprodução dos
textos do site Psicologia Racional, siga as instruções.
Nenhum comentário:
Postar um comentário