Por Regis Mesquita
Se você é pai, saiba que existe um pai muito maior que
você, e não é Deus. É a cultura.
Cada cultura facilita o desenvolvimento de determinadas habilidades e dificulta
outras.
Vamos entender a cultura
brasileira? Vou citar dois exemplos dos modelos
mentais que dominam nossa cultura.
a) a dona de casa precisa contratar
um encanador. A preocupação dela será encontrar um encanador eficiente e que
NÃO estrague outras coisas enquanto concerta os canos. Ou seja, salvo exceções,
temos grande dificuldade de encontrar profissionais (de todas as classes
sociais) eficientes. A imensa maioria é pouco empenhada em focar o problema e
resolvê-lo.
b) o nordeste do Brasil, 40 anos
atrás. Um senhor pegou alguns bambus e fez um sistema de coleta de água da
chuva. Foi ridicularizado pelos vizinhos. Continuou sendo ridicularizado mesmo
quando só ele tinha água em casa, na época da seca. Por causa da crítica,
vendeu o sítio e foi morar em Campinas.
Traduzindo: a cultura brasileira é
extremamente crítica. Tem uma compulsão por negativizar, principalmente quando
há inovação, quando há projetos de longa maturação ou quando há experimentação
com a finalidade de aprendizagem. Esta característica profundamente negativa
faz com que talentos e competências não sejam desenvolvidos. Cria-se um "medo" de se expor,
principalmente de aprender.
Este medo de se expor para aprender
e desenvolver faz com que sejamos os campeões de cirurgia plástica (não aceito
ser como sou) e campeões no consumo de muitos psicoativos (não suporto ser eu
mesmo).
MAIS TEXTOS DO PSICOLOGIA RACIONAL
Faz parte da genética humana a
inovação e a auto-expressão. Isto é fundamental para a felicidade e satisfação
humana. Estes mecanismos são mais importantes ainda para desenvolver a atenção
e a eficiência.
Estudar é errar e acertar. É a
aceitação do desafio de se expressar, podendo falhar dezenas de vezes. Uma criança cujo "pai cultura" é
crítico e desmotivador da auto-expressão será constantemente boicotada. A
criança tenderá a se desmotivar e ficar desatenta.
A crítica e a negativização
desmotiva todo mundo. Os professores também terão a tendência de dar menos
exercícios ou exigir menos; pois a tarefa de aprender é focada na expressão e o
modelo mental desestimula isto.
Basicamente: os brasileiros param exatamente no momento que deveriam
persistir.
Desistem exatamente no momento em que deveriam dar intensidade.
É a reprodução (sutil) do modelo
mental que fez o senhor nordestino mudar de cidade. No momento em que ele
poderia aperfeiçoar seu sistema de coleta de água da chuva, ele desistiu.
Exatamente quando ele poderia ter os maiores benefícios da sua
"invenção", ele a abandonou. Este modelo mental funciona na escola,
funciona em casa, na empresa, em todos os lugares.
Funciona dentro da sua mente, mesmo
que você não o reconheça.
Qual a solução? Dar intensidade a todos os atos.
Isto significa planejar, determinar
qual(is) os objetivos e se esforçar para a atingi-los. Deve-se incentivar as
crianças a errar, aplaudi-las quando errarem - DESDE que estejam agindo com
método, lógica e racionalidade. A mensagem deve ser: "vocês estão se
aproximando de algo legal que é o objetivo, não desistam, não tem problema
errar. Continuem! Persistam!"
O usufruto é muito maior quando o
aprendizado chega à um nível de organicidade.
É a história do ferreiro que depois de décadas de trabalho sabe onde e com que
intensidade bater no ferro. Ele faz isto
com menos desgaste mental e maior eficiência.
Se uma criança quer aprender a
tocar violão, deve-se estabelecer objetivos reais e metas de estudo que
permitam chegar ao nível em que tocar violão será uma fonte de prazer e alegria
por muitas décadas. A organicidade
permite isto, décadas de satisfação. Se por acaso tiver um talento
especial, o nível do objetivo pode ser aumentado. JAMAIS a meta inicial pode
ser menor do que ter um nível de conhecimento que permitirá tocar bem, “tirar” músicas
sozinha, desenvolver bastante a musicalidade e ser satisfeito com o SE É.
Clique Aqui |
Fazer bem feito e ter organicidade
permite com que as pessoas sejam mais satisfeitos com o que REALMENTE SÃO. Elas
precisarão de menos simulação, menos mentira e menos uso de objetos de desejo
que lhes propiciem um senso de
pertencimento.
Ser eficiente combate doenças
mentais, desenvolve a atenção, diminui o stress, estimula vários tipos de
inteligência.
Se a pessoa for eficiente em várias
áreas da vida, terá uma vida de felicidade e quando vierem as provações terá
mais facilidade em superá-las.
O padrão de exigência deve ser a
atingir a eficiência naquilo que a pessoa decidiu aprender. Nada menos do que
isto.
O que é eficiência? É capacidade de
fazer bem feito, resolver os problemas com facilidade, gerar soluções e
propiciar bem estar. Em outras palavras, a criança que está aprendendo tocar
violão deve atingir a meta de tocar bem e trazer satisfação para si e para quem
escuta.
LEIA TAMBÉM: O esforço mínimo está em fazer bem-feito
Não pense que você está imune ao
"pai cultura", por isto é fundamental ficar muito atento e combater o
"lado negro" da cultura brasileira que vive dentro de você. Uma das
formas mais comuns deste "lado negro" funcionar é estabelecendo metas
e objetivos medíocres ou nem sequer estabelecer metas claras.
Esteja sempre atento, pois tudo o que faz parte da cultura de um país é
muito poderoso dentro da mente das pessoas.
Autor: Regis Mesquita
Autor: Regis Mesquita
Contato e Terapia: regismesquita@hotmail.com
SIGA A PSICOLOGIA RACIONAL NAS REDES SOCIAIS
Leia também:
DIREITOS AUTORAIS
Os textos do Blog PSICOLOGIA RACIONAL, escritos pelo
seu autor Regis Mesquita, estão REGISTRADOS e PROTEGIDOS.
Licença para reprodução dos textos do site Psicologia
Racional, siga as instruções.
Nenhum comentário:
Postar um comentário