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O bem estar das pessoas está diretamente relacionado com as escolhas que a sociedade faz. Quando estas escolhas são racionais, é mais fácil construir uma vida equilibrada e justa.
Como é a vida de uma pessoa que fica três horas por dia se deslocando para o trabalho? Ela tem tempo para praticar esporte? E o convívio familiar, fica prejudicado?
Existem soluções para que nossas cidades sejam melhor organizadas e planejadas. Afinal, a melhor forma de caridade é aquela que gera eficiência. Eficiência no transporte, na educação, etc.
O texto abaixo fala sobre as escolhas que nossa sociedade está fazendo para o transporte. Onde é investido o dinheiro público, quem é privilegiado com este investimento e as consequências destas escolhas.
"O governo segue a cartilha da indústria automobilística e seus sindicatos: a cada R$ 12 gastos em incentivos ao transporte particular, o governo investe R$ 1 em transporte público, conforme mostrou o estudo sobre mobilidade urbana do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA. O instituto atribui a piora no trânsito a esta relação de investimentos.
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Por sua vez, a população nutre o velho sonho de consumo americano: quem pode continua comprando carros. Há, aqui, um aparente paradoxo: as pessoas usam carros porque não há um transporte público de qualidade ou não há um transporte público de qualidade porque se fomenta prioritariamente o uso dos carros?
Quanto aos ônibus – meio de transporte mais utilizado pelos brasileiros, a entrega das concessões de exploração comercial deste serviço público a máfias empresariais (a maioria sem licitação) prestam um desserviço à população...
No Brasil, o uso do transporte individual ocupa mais de 80% das vias, mas serve apenas 27% das pessoas. Isto significa que 73% dos deslocamentos (a soma de transporte público coletivo, deslocamentos a pé e por bicicleta) tem que disputar 20% do espaço que resta nas vias. Assim, aqueles que não podem ou não querem usar carros nos seus deslocamentos enfrentam os efeitos do congestionamento causado pelos privilégios dados ao automóvel; porém, quem usa automóvel também não desfruta da facilidade de deslocamento desejável.
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Neste sentido, o problema do trânsito parece não ter solução. Porém, há incontáveis exemplos de práticas e medidas já adotadas por cidades ao redor do planeta, que se não podem ser imitadas, servem de inspiração para outra cultura de mobilidade. Pensar o trânsito é pensar todos os modos de deslocamento de maneira integrada, ou seja, uma rede de calçadas, corredores de ônibus, linhas de metrô, ciclovias, VLTs e, – por que não? – automóveis.
Cidades na França, Espanha, Dinamarca, Alemanha, Indonésia, Colômbia e Inglaterra, além da Holanda e mesmo no Brasil, elaboraram planos de mobilidade para implementar soluções que transformaram a relação da população com o espaço urbano. Algumas experiências de sucesso consistiram em restringir e reduzir o acesso de veículos particulares em determinadas áreas centrais, ao mesmo tempo que se abriu espaço nestas vias para os demais meios de transporte.
Recomendo a leitura deste texto:
Quando as escolhas são racionais, é mais fácil construir uma vida equilibrada e justa.
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Fonte: Greenpeace Bélgica
Trens na Dinamarca possuem vagões especiais para transportar bikes.
Prioridade total para o transporte público e ecológico.
Olá Regis!
ResponderExcluirEste tema muito me interessa. Gostei muito do seu artigo!
Para eu entender melhor: estes dados que vc colocou, qual a fonte?
"No Brasil, o uso do transporte individual ocupa mais de 80% das vias, mas serve apenas 27% das pessoas. Isto significa que 73% dos deslocamentos (a soma de transporte público coletivo, deslocamentos a pé e por bicicleta) tem que disputar 20% do espaço que resta nas vias."
Obrigada!
Francine
Francine,
ResponderExcluirno texto existe a fonte ( http://rede.outraspalavras.net/pontodecultura/2011/10/27/a-cidade-sem-catracas-parte-i-cultura-do-automovel/ )
O estudo do IPEA é muito bom. Vale a pena ser lido.
A revista Ciência Hoje fez uma série sobre o tema: http://cienciahoje.uol.com.br/especiais/a-cultura-do-automovel-em-debate/a-cultura-do-automovel-em-debate
Aqui você lê uma ótima entrevista sobre o tema: http://blog.movimentominas.com.br/blog/transportes-sustentaveis
Espero ter te ajudado.