A
rua da imagem acima é típica de uma cidade brasileira. Calçadas estreitas, sol infernal
por falta de árvores, feias, e toda planejada para os automóveis (compare o espaço destinado ao estacionamento dos automóveis com o tamanho da calçada).
Bicicleta
tem que disputar espaço com os carros. Naturalmente, vence o mais forte: os
carros. Ciclistas atropelados são grande parte dos acidentados que estão nas
UTIs do Brasil.
O
conceito de rua mostrado acima foi criado para servir as pessoas mais ricas,
que pegavam o carro e rapidinho faziam suas compras e voltavam para suas casas.
Os
pobres iam de bicicleta ou a pé. Como sempre, as necessidades dos mais pobres
não foram consideradas.
A
função da rua era (e continua sendo) facilitar o trânsito dos carros e o
estacionamento destes.
Este
conceito está impregnado na consciência das pessoas. Por causa desta
impregnação elas consideram normal esta situação na qual pedestres e ciclistas
são colocados em segundo plano.
Acontece
que o número de pessoas com carro aumentou e as cidades cresceram. O trânsito
piorou e ficou mais violento. A cidade planejada para o bem estar dos carros
fez com que todos desejem ter carros.
MAIS TEXTOS DE REGIS MESQUITA:
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Pergunte
a uma dona de casa porque ela gosta de ir ao Shopping. Ela responderá:
segurança, é bonito, tem banheiro, não precisa ficar no sol, tem onde sentar, é
limpo.
Tudo
diferente da rua: suja, calçadas quebradas e estreitas, feia, sol (sem
árvores), sem banheiro (ou banheiro porco), sem praças ou áreas de descanso.
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É
fundamental para gerar saúde e bem estar - qualidade de vida.
As ruas brasileiras refletem
nossa cultura e nossas prioridades. Isto começa a mudar, aos
pouquinhos.
Esta
preocupação não é só brasileira. No texto abaixo leia o que está acontecendo
nos EUA.
"Especialistas
estão tentando pressionar o governo a reescrever os códigos de zoneamento e de
construção para garantir que bairros e edifícios favoreçam os pedestres,
ciclistas e usuários de escada. Um estudo realizado em 2009, por pesquisadores
da Louisiana State University Medical School, identificou que se uma pessoa
aumentar em apenas 2,8% o uso de escadas, pode evitar o adicional de uma libra
(0.45 kg) de peso por ano. A
correlação entre níveis de atividade física e peso saudável é um dos
pressupostos mais bem estabelecidos na pesquisa sobre a obesidade, de
acordo com William M. Hartman, psicólogo e diretor do programa comportamental
Weight Management Program do California Pacific Medical Center, de São
Francisco".
Fonte:
Scientific American
PS: uma das metas de qualquer cidade deve ser garantir aos ciclistas conforto e segurança para usarem suas bicicletas como meio de transporte. É urgente criar um estatuto dos direitos dos ciclistas. Pessoas que decidem ter uma vida mais simples devem ser incentivadas (e não serem punidos, como acontece hoje).
Para refletir:
As ruas serviam originalmente para que cavalos andassem nelas. Eram vilas, com poucas ruas.
Depois, os muito ricos começaram a usar automóveis. Todas as ruas passaram a ser planejadas para servirem a estas pessoas.
Por causa dos muito ricos serem os donos dos carros é que se criou o costume de que o pedestre é quem tinha que esperar o carro passar.
À medida que as cidades cresciam, os ricos e a classe média alta passaram a ter seus próprios veículos. Mais carros na rua, as laterais passaram e ser usadas para estacionar os veículos.
As calçadas estreitas e a boa educação indicava que os carros tinham prioridade.
Somente agora, no século XXI é que se começa a pensar diferente:
Faixas exclusivas para ônibus, ciclovias, calçadas maiores e prioridade para os pedestres.
Porém, pouco dinheiro tem sido investido nesta mudança.
Na foto acima, uma área antiga de Copenhague, DINAMARCA, pode-se ver a ciclovia em um nível diferente da rua (que não tem espaço para estacionamento de carros).
Nos países Escandinavos não é considerada função das prefeituras arranjar espaço para os automóveis estacionarem. Ou seja, eles não gastam dinheiro e nem espaço público para o uso privado e restrito.
Na imagem acima, uma ciclovia isolada e arborizada na Suécia. São exemplos que pode-se copiar aqui no Brasil
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