quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Atores da Globo tem a confiança da classe média brasileira (a patologia do vínculo). Entenda como a televisão influencia a mente das pessoas.



É muito difícil os homens entenderem sua ignorância no que diz respeito a eles mesmos. Friedrich Nietzsche Frases





Por Regis Mesquita


Quantas vezes você assistiu propagandas com artistas da Rede Globo? Milhares de vezes. Quando vão fazer alguma campanha pública, quem é convidado para aparecer? Os artistas da Rede Globo. Você já parou para pensar porque é assim que funciona?


Você pode dizer: é porque eles são conhecidos. Sim, é por isto. Mas, há algo muito mais profundo. Os produtos que são anunciados por estas pessoas vendem mais. As pessoas que já compravam a marca passam a ter mais fidelidade. Isto acontece porque eles agregam valor positivo ao produto. As pessoas confiam no que eles dizem e significam para elas.

LEIA TAMBÉM: A felicidade do homem de Mente Neutra e o infeliz de mente reativa 


Acreditar em alguém é um ato de muita confiança. Ainda mais quando a pessoa fala daquilo que não é sua área de estudo e conhecimento. Confiança faz as pessoas seguirem o que as outras dizem. Confiança torna a vida mais simples. Por exemplo: se um amigo que você super confia diz que um filme é ótimo, certamente você terá vontade de assisti-lo. Esta recomendação será importante para sua decisão de assistir o filme.


Os artistas da Rede Globo tem a confiança da imensa maioria da classe média brasileira. Por isto eles foram escolhidos para campanha de vacinação infantil, por exemplo. Também é por isto que eles são escolhidos para serem "garoto propaganda" de produtos. Eles cobram muito caro para aparecer e ajudar a vender um produto. Seu amigo que indica para você um filme o faz de graça. Mas, estas pessoas (os artistas) vivem disso: vender a sua credibilidade. Gerar nas pessoas o desejo de copiá-las



O resultado é este: se estes artistas não tem a sua confiança, saiba que eles têm a confiança da classe média brasileira. Milhões de pessoas confiam, compram, copiam e repetem o que os artistas dizem.




Quem são estes artistas? As pessoas que entram na casa das pessoas todos os dias. Só recebemos dentro de nossa casa quem confiamos. É um vínculo muito primitivo: nossa casa - segurança - intimidade. Sem perceber, as pessoas sentem-se íntimas destes atores. Vínculo arquetípico é um dos mais difíceis de serem rompidos. E grande parte deste vínculo depende de: abrir sua casa para recebê-los.


MAIS TEXTOS DE PSICOLOGIA RACIONAL

Um dos sintomas de vínculos mais superficiais é o fato das pessoas receberem menos pessoas em casa. Uma paciente me dizia que as festas dos "amigos" eram sempre em bares e cada um paga sua conta. Receber em casa é diferente: é aceitar mostrar sua intimidade, sua vida privada e pagar a conta. Ou seja, a pessoa merece que você gaste dinheiro com ela.


Você pode dizer: no Facebook as pessoas mostram sua intimidade para os outros. Sim, é verdade. E é fácil abrir a intimidade quando não envolve grandes trocas, grandes afetos, grandes vínculos.


Ou seja, no Facebook as pessoas controlam o que expõem. Na intimidade da casa, com trocas afetivas mais intensas, o controle é muito menor. As máscaras caem mais fácil.




A pobreza de vínculos INTENSOS é tão grande que alguém tem que ocupar este espaço vazio. Por exemplo, os atores de Tv. Uma moça dizia: a Xuxa foi minha segunda mãe. Diagnóstico: distimia (uma doença mental). A falta de vínculos intensos faz com que uma função tão importante (maternagem) é transferida para a atriz de Tv. Com o tempo gera patologias.



Nem sempre a patologia do vínculo é tão grande, mas a carência que surge faz as pessoas copiarem, mimetizarem e seguirem qualquer idiotice que venha destes atores. É por isto que as empresas COMPRAM a imagem deles a preço de ouro. Se antes as pessoas gastavam dinheiro para receber seus amigos na própria casa (como símbolo de carinho e respeito), agora elas escolhem gastar com produtos que sejam anunciados por estes atores. Natura, Boticário, etc, etc, todos elas sabem que SEM algum ator bacana a imagem da empresa perde força.




Voltando às campanhas de "interesse público" (vacinação infantil, desmatamento, ecologia, etc): como assisto pouco Tv e quase nunca a Globo, estes atores são estranhos com caras de babacas. Ao invés de gerar confiança, a presença destas pessoas me alerta para a possibilidade de sacanagem e maldade. 


Não importa para nós, aqui no site Psicologia Racional, se estas campanhas de "interesse público" são justas ou não. Importa que você entenda que o poder de influência destes atores acontece sem que a pessoa perceba conscientemente. Vem da confiança que a "intimidade" gera. Com muitos vínculos superficiais gerando carência e falta de referências pessoais, fica fácil a solução de copiar e repetir o que vem de "fora".

Pense: é realmente bom para mim e minha família abrir minha casa para que estas pessoas entrem na minha vida e eu desenvolva um vínculo arquetípico com elas?


Clique Aqui


Observação: coloco aqui confiança da classe média porque quando as agências de publicidade contratam a maior parte dos artistas elas estão focando a classe média, que é quem compra os produtos.


Para saber mais sobre a patologia do vínculo sugiro a leitura deste texto: O excesso de posses dificulta a criação de vínculos afetivos e diminui a concentração de crianças e adultos


Lição: grande parte da dominação mental vem do costume (hábito) e do condicionamento entre ver a imagem e se sentir bem (sentimentos). São formas da mente funcionar que a pessoa não tem controle consciente. Jamais despreze o poder que o hábito e os condicionamentos têm sobre sua vida, sobre seus sentimentos e, por isto, sobre suas escolhas.




SIGA A PSICOLOGIA RACIONAL NAS REDES SOCIAIS





















Leia também:







Quer ajudar a preservar a Amazônia?

Uma boa ideia está abaixo.




A maioria do desmatamento da amazônia é para produzir carne.



DIREITOS AUTORAIS

 

Os textos do Site PSICOLOGIA RACIONAL, escritos pelo seu autor Regis Mesquita, estão REGISTRADOS e PROTEGIDOS.

 

Licença para reprodução dos textos do site Psicologia Racional, siga as instruções.







Um comentário:

  1. As globais formaram um belo monte de falsidades.
    Deveriam vir a publico e pedir desculpas ao povo brasileiro.

    ResponderExcluir