Amigos do site Psicologia Racional,
assisti um vídeo muito bom sobre a influência da propaganda sobre a mente das crianças e a criação de um estilo de vida mais pobre.
Acho que todos os pais devem assistir este documentário. E aproveitar as informações para refletir sobre a vida que levam e os valores que transmitem para seus filhos através dos SEUS ATOS
Assista o vídeo:
https://youtu.be/ur9lIf4RaZ4
Abaixo coloco alguns pensamentos retirados do documentário (o que estiver entre parênteses é comentário meu) "Criança, a alma do negócio":
O estímulo desenfreado ao desejo acaba colocando os pais como os vilões. (nos programas de tv os adultos são retratados como bobões)
Brinquedos: ganham um e pedem outro, porque não é o que realmente precisam. (PATOLOGIA DO VÍNCULO, é o começo deste problema. Se você se preocupa com os adolescentes que beijam 15 pessoas em uma festa, saiba que o início deste comportamento está na patologia do vínculo. Não é apenas falta de valores, é o desejo de consumir por consumir. O cérebro responde segundo ele é treinado. Por exemplo, a mãe sai com a filha e sempre compra uma coisinha para ela, é o desejo de consumo imediato para recompensa imediata. Por isto eu digo: frustem seus filhos - pratiquem a privação voluntária.)
Os pais conversam com as crianças à noite e no final de semana. A propaganda conversa com a criança todos os dias, durante horas. (Além disso prometem a felicidade para quem não tem capacidade de avaliação. Suas mensagens ficam gravadas no inconsciente das crianças.)
A propaganda diz: você vai virar o herói. (Assim a criança aprende a seguir o marketing e não os pais. Porque a propaganda vende a recompensa imediata e os pais são quem atrapalham trazendo a realidade. É o começo da formação do futuro drogado, do desequilibrado, do seguidor e do perdedor.)
Criança coloca sandalinha de salto e, por isto, tem que parar de correr. Mudam as brincadeiras, fica mais parada (quer ficar bonitinha, acaba ficando barrigudinha... sedentária, com muita ansiedade e insatisfeita.)
Clique Aqui |
Antigamente a boneca era a maternagem: cuidar, manter, abraçar, beijar. Agora a boneca é menos maternagem e mais sexualidade, modelo de vaidade, consumo. Menina brinca com a Barbie de ir às compras, por exemplo.
Bastam apenas 30 segundos para uma marca influenciar a mente de uma criança.
80% da influência de compra dentro de uma casa vem de uma criança.
Suécia proíbe propaganda dirigida à criança na televisão antes das 21 horas.
Alemanha proíbe que programas infantis sejam interrompidos para propaganda.
Vários outros países também possuem legislação que limitam a propaganda para crianças.
Espero que todos assistam este documentário e também façam a gentileza de divulgá-lo.
SIGA A PSICOLOGIA RACIONAL NAS REDES SOCIAIS
Leia também:
Dezenas de textos sobre adolescentes
O pai que destruiu a confiança do filho no restaurante Mc Donalds. Estratégias para dialogar com seu filho com sabedoria.
A verdade é a melhor forma de ser delicado
Sou o tipo de pessoa que vê felicidade nas coisas mais simples e alegria nas coisas mais bobas
Propaganda enganosa constante: covardia com sua mente
Propagandas que propagam o que te prejudica
A medicalização da vida não para de crescer. Saiba como se defender.
Celulite educativa de Britney Spears contra a manipulação maldosa da verdade
Hj tenho 17 anos e quando eu era mais novo era bombardeado pela propaganda de programas infantis, todos os dias, e acreditava nesse "estilo de vida" pobre de espírito e de conteúdo.
ResponderExcluirGraças a Deus, comecei a estudar e perceber q isso era tudo uma mentira, tudo isso criado pelo capitalismo feroz e pela classe dominante para ganhar mais dinheiro e nos manter sob controle. Uma pena q meus amigos não tenham percebido isso e continuam seguindo modas q a mídia impõe, gastam seu dinheiro em futilidade, mas vivem reclamando da vida, sou feliz e nem tenho celular, diferente de algum de meus amigos que tem Iphone, é infeliz e tem a mente fraca e dominada.
Ops, corrigir o link para o novo endereço:
ResponderExcluirhttp://biblioteca.alana.org.br/CriancaConsumo/Biblioteca2.aspx?v=8&pid=40