Recebi um dos mais improváveis convites da minha vida, DEFENDER a propaganda direcionada para a mente de criancinhas.
Veja abaixo o email:
"Olá Regis, bom dia.
Meu nome é X, eu sou jornalista na empresa YY e estamos com um projeto junto com a ABAP (Associação Brasileira das Agências de Publicidade).
Estamos iniciando a campanha e colhendo depoimentos de pessoas favoráveis à publicidade infantil na TV.
Existe uma lei que quer proibir a veiculação das propagandas voltadas diretamente para o publico infantil no período das 07h00 às 22h00, o que prejudicaria muitos programas infantis da TV brasileira.
O projeto que se chama "Somos Todos Responsáveis" será lançado logo e veiculado na internet.
Como psicólogo, é muito importante para nós contarmos com a sua entrevista.
Se possível, gostaria de um telefone para contato direto, assim posso explicar melhor sobre a nossa campanha.
Desde já, agradeço muito a sua atenção.
Tenha um ótimo dia".
LEIA TAMBÉM: Mente Neutra é bem mais importante que a mente positiva
Tenho certeza que conseguirão muitos depoimentos. Sempre tem alguém para defender qualquer coisa. Basta ter paciência e selecionar quem interessa.
Tenho certeza que conseguirão muitos depoimentos. Sempre tem alguém para defender qualquer coisa. Basta ter paciência e selecionar quem interessa.
Além do que, muita gente faz tudo para aparecer. Mesmo defendendo o indefensável.
Respondi educadamente ao email educado: se quiserem um depoimento CONTRA contem comigo.
Existem milhões de motivos para ser contra, o principal está descrito no email: a proibição da publicidade infantil irá atrapalhar somente os ganhos econômicos dos programas infantis. Ao mesmo tempo fará um bem danado para as criancinhas que se iludem com as mentiras e enganações da propaganda infantil.
Outro dia uma criancinha de 4 anos de idade me disse: se minha mãe gostasse realmente de mim colocaria em casa XXX (produto que mata o mosquito).
Fui pesquisar a propaganda: uma mulher/mãe de cara triste fica super feliz quando descobre o produto químico que é jogado no ar da sua casa automaticamente durante 30 dias. O lema é: "transforma sua casa em um lar".
A menininha assistiu esta propaganda (e outras) e chegou a conclusão de que a mãe não cuidava dela direito. Afinal, pensou ela, se minha mãe não quer transformar minha casa em um lar é porque não gosta de mim.
Ainda bem que esta criança conversou com a mãe. Porque a IMENSA maioria sente-se mal e fica quieta.
Estou dando UM exemplo. Existem milhares!
Preste atenção: a propaganda é eficiente porque entra na cabeça das crianças e impregna seus sentimentos e pensamentos. (A propaganda compete com os pais para influenciar/educar as crianças)
Preste atenção: a propaganda é eficiente porque entra na cabeça das crianças e impregna seus sentimentos e pensamentos. (A propaganda compete com os pais para influenciar/educar as crianças)
Os donos das redes de Tvs, os funcionários, as empresas anunciantes e as agências de publicidade não estão nem aí. Para eles MENTIR é rotina.
Pense bem: desde quando uma casa tornar-se um lar porque usa um INSETICIDA?
Sem a menor cerimônia, estes sujeitos, entram na sua casa (a partir de uma concessão pública - o canal de tv) para mentir descaradamente e assim influenciar as pessoas.
Você deixaria seu filho ser amigo de alguém que mente para influenciá-lo?
Se fosse um vizinho, por exemplo, você não deixaria.
Então, porque você deixa que a Tv torne-se o melhor amigo dele?
Estas mentiras e enganações são a alma da propaganda. E só existem porque as pessoas permitem que seus filhos fiquem expostas à estas influências.
No início da vida a Tv adota seu filho, depois vem os "espertinhos" e depois... só Deus sabe quem ele VAI IMITAR.
Acostumada com a mentira, a criança cresce sem sinal de alerta, sem auto-defesa, disposta a imitar o que é incentivado pelo marketing.
Essa mediocridade começa nos primeiros meses de vida e continua por toda a vida.
Crianças, principalmente as menores, não tem a menor capacidade de discernimento. Não conseguem se defender e nem tem maturidade para entender tudo.
Quando um canal aceita uma propaganda que associa inseticida com amor da mãe e com a possibilidade de transformar a casa em lar, está gerando (no mínimo) confusão de valores na cabeça das crianças.
LEIA TAMBÉM: A verdade é a melhor forma de ser delicado
Na minha opinião é um sintoma de uma sociedade doente.
Sociedade doente gera doentes, gera sofrimento, gera desarmonia.
Clique Aqui |
Prefiro a vida feliz e simples que levo.
E alerto vocês: a propaganda e os programas que passam na Tv refletem o tipo de cultura e valores da classe média e alta, que é quem tem dinheiro para consumir.
Portanto, conscientize-se! E tire seu filho de frente da Tv.
Aqui no site Psicologia Racional vocês encontrarão vários textos sobre televisão e infância. Basta procurar na área de busca acima, ao lado de compartilhar (também coloquei alguns links ao longo do texto).
Recomendo também este vídeo que mostra os efeitos nocivos da propaganda na mente das crianças.
"Sendo insatisfeito, ele vai buscar compensações. Todo tipo de imitação. A mídia vai dar a este conjunto de compensações o nome de qualidade de vida".
Regis Mesquita
Autor: Regis Mesquita
Contato e Terapia: regismesquita@hotmail.com
SIGA A PSICOLOGIA RACIONAL NAS REDES SOCIAIS
Leia também:
DIREITOS AUTORAIS
Os textos do Blog PSICOLOGIA RACIONAL, escritos pelo
seu autor Regis Mesquita, estão REGISTRADOS e PROTEGIDOS.
Licença para reprodução dos textos do site Psicologia
Racional, siga as instruções.
DR. Régis
ResponderExcluirCada vez MAIS assisto MENOS a TV
Parabens pela resposta
Dr.Régis