Imagem: divulgação Coca-cola |
Até quando você vai aceitar o
marketing usar ilusões e enganações para influenciar a mente das pessoas?
A
propaganda da Coca-cola (acima) promete: abra a felicidade (open happiness).
Obviamente, a felicidade é a garrafa de Coca-cola.
Felicidade,
Coca-cola... quer dizer que ingerir um monte de produtos químicos é a
felicidade prometida?
As
pessoas estão tão acostumadas com este tipo de anúncio que desprezam o fato de
haver uma grande ilusão embutida (1).
Felicidade
e refrigerante não tem nada a ver.
O
que acontece é que todos estão acostumados com os mais ricos e poderosos da
sociedade ganharem dinheiro da forma que for melhor para eles.
A
propaganda é uma grande fonte de dinheiro para os donos de revistas, jornais,
tvs, etc.
Os
donos das empresas de bebidas também ganham muito dinheiro.
Os
empresários sabem que venderão mais se associarem o refrigerante com algo que
não tem nada a ver com o produto.
Todos
eles sabem que as vendas aumentam com muito dinheiro gasto em marketing.
As
vendas aumentam porque o marketing é capaz de influenciar a mente de milhões de pessoas.
Não
se engane. Eles já teriam deixado de anunciar se as propagandas fossem
inofensivas ou ineficientes.
Eles
querem dinheiro e o único motivo para gastar muito dinheiro com marketing é
porque o retorno financeiro é muito grande.
E
o dinheiro sai do bolso de todos os que, de mente influenciada, compram
voluntariamente o produto.
(Atenção: mais do que vítimas, os consumidores são partícipes.)
As
empresas de refrigerantes tentam se associar a várias situações felizes, legais
ou nobres, além de mentir descaradamente em outras.
O
que este tipo de empresa está disposta a fazer quando a campanha por uma
alimentação saudável coloca em risco parte de suas vendas?
Pense
bem? Pense de novo?
Ela
aplaude e vende menos, tendo lucros menores?
Ou
tenta encontrar um meio de preservar suas vendas?
A
resposta vem no texto que reproduzo abaixo:
“Coca-Cola financia
cientistas que desvalorizam riscos de má alimentação.
A
empresa de bebidas norte-americana fez uma parceria com cientistas influentes que difundem a ideia de que o sedentarismo, e não a má alimentação, é
o principal responsável pela obesidade.”
(Fonte: Esquerda.net )
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A
bem da verdade, a empresa está jogando o “jogo do capitalismo” segundo as
regras vigentes.
Não
são os únicos e nem os piores.
São
os maiores, um dos que mais investem em publicidade, por isto mais fácil de
reparar.
Mentiras,
promessas mirabolantes, tentativa de influenciar a mente e as opiniões das
pessoas são uma rotina na vida dos grandes executivos.
Do
outro lado estão grupos e pessoas da sociedade civil dispostos a criarem regras
mais rígidas e criminalizarem várias destas condutas.
É
uma luta!
Empresas
de cosméticos são até piores, neste sentido.
VÍDEO do Canal Caminho Nobre no Youtube
A autoprivação não permitirá que o estresse da vida domine a sua mente
O
site americano “Science Alert” publicou o resultado de um estudo com o título
sugestivo: “Mais de 80% das reinvindicações
dos produtos cosméticos são falsas, diz
estudo”
O
estudo analisou 289 anúncios de página inteira publicadas em revistas como
Vogue, Marie Claire, Glamour, entre outras.
Uma
comissão de especialistas julgou cada frase dos anúncios segundo critérios de veracidade.
Os critérios da verdade foram: mentira deslavada, omissão, vagas e aceitáveis.
Apenas
18 por cento das reivindicações feitas nos anúncios foram consideradas
aceitáveis pelos juízes.
(Reivindicações são aquelas frases que servem para dar sentido ao
anúncio; por exemplo: “clinicamente
comprovada”) . Os outros 82% são vagas, omissas ou mentiras.
Clique Aqui |
Os
casos de charlatanismo devem ser encaminhados para investigação e penalização.
Cabe ao cidadão torcer pela penalização dos responsáveis.
A
maioria dos problemas citados neste texto não são ilegais, são imorais.
O
primeiro passo é conscientizar a população dos malefícios deste tipo de
propaganda.
Em
muitos casos é necessário proibir qualquer tipo de marketing (bebidas alcoólicas, refrigerantes e outros).
É
urgente modernizar e tornar muito mais rígidas as regras e leis referentes ao
marketing e a publicidade.
Inclusive
deve-se criar um órgão de controle realmente independente gerido por entidades
da sociedade civil ( Conselho federal de Psicologia, etc.) para ser o mediador de conflitos em casos específicos.
Dica de leitura:
PS: a propaganda da coca-cola é legal perante a legislação brasileira.
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