Abaixo
segue a informação de uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de
Minas Gerais - UFMG
“Notícias ruins atraem mais leitores do que
as positivas ou neutras, constatou pesquisa ... da UFMG ... A partir da
análise do conteúdo de 69.907 manchetes produzidas por quatro veículos online –
The New York Times, BBC, Reuters e Daily Mail – durante período mínimo de oito
meses consecutivos em 2014, os pesquisadores observaram que cerca de 70% das notícias diárias estão
relacionadas a fatos que geram sentimentos negativos, como catástrofes,
doenças, crimes e crises.”
“Descobrimos
que a popularidade da notícia está fortemente ligada ao sentimento gerado por
ela”, afirma o professor Fabrício Benevenuto...”
O
resultado: “quanto mais positiva ou
negativa, mais cliques recebe uma manchete. “Ainda que o extremo positivo
também desperte muito interesse, as
notícias de maior apelo são as de caráter negativo”, resume Benevenuto. “
“Pensamos
que uma notícia positiva levaria as pessoas a fazerem comentários do mesmo
teor, mas isso não acontece. Há uma tendência de o comentário ser negativo independentemente do sentimento gerado pela
manchete”, comenta o professor Pedro Vaz de Melo".
Comentário do site
Psicologia Racional
O
negativo atrai as mentes que funcionam de modo reativo – Mente Reativa (saiba
mais lendo estes textos). É a mente da imensa maioria das pessoas. Precisam do
negativo da mesma forma que a planta precisa de água. O problema se agrava porque as pessoas não se veem como negativas.
A
necessidade do negativo é tão grande que boa parte dos cantores e artistas em
geral precisam gerar fatos negativos ou bizarros para se manterem famosos e com
o público interessado na vida e obra deles.
Amy
Winehouse, por exemplo, tinha uma voz fantástica, era uma grande artista.
Morreu por causa do vício nas drogas.
A
cantora vivenciou outro problema: seu vício a tornava mais famosa e mais
comentada. As pessoas são muito
interessadas em notícias negativas e a Amy W. lhes proporcionava muita negatividade;
graças à droga a cantora ficou mais famosa.
Ela era notícia certa, por causa de suas atitudes. Foi o "casamento" de um
público que gosta do negativo com a cantora que oferece o negativo. O resultado
foi a manutenção constante de seu nome em evidência. A droga (e o estilo de
vida exibicionista) gerava ganhos: “alimentava” o ego e dava sensação de poder.
Um ciclo autodestrutivo.
Notícias negativas ou
desprezíveis chamam a atenção.
Quem já é famoso fica mais famoso. Quem produz notícias neutras ou positivas
corre o risco de ser esquecido. Nem todo compositor consegue ter o sucesso da
um Chico Buarque que compôs centenas de sucessos ao longo de várias décadas de vida. A
maior parte fica do intermediário para baixo. Para estes, a sedução do negativo é muito maior.
O
que faz a cantora Britney Spears chamar os paparazzis a cada saída de casa? Ou
raspar a cabeça em frente a eles? Necessidade compulsiva de ser vista, notada,
cortejada. Se ela fosse simplesmente feliz, NÃO SERIA NOTÍCIA. Notícia é: a desgraça, o excêntrico, o fuxico, o
diferente... Algumas vezes a notícia é o sucesso, a felicidade... Sempre,
porém, o negativo é notícia. De acordo com a pesquisa da UFMG, informações
negativas atraem mais a atenção das pessoas.
MAIS TEXTOS DE REGIS MESQUITA:
MAIS TEXTOS DE REGIS MESQUITA:
Lady
Gaga, a cantora hiperfamosa, botou uma carne na cabeça e foi se exibir para os
fotógrafos. Imagine o desconforto, só para aparecer. Famosa, rica, bem
sucedida, poderia optar pelo conforto. Não, isto não vira notícia, e ela é
viciada nisto. Vício...
VÍDEO: Introdução ao uso da respiração para aquietar a mente e facilitar a abertura para a espiritualidade
Vídeo do Canal Caminho Nobre no Youtube
Observe
bem: o que sustenta uma carreira como a da Lady Gaga são suas músicas, sua
habilidade musical. O problema se agrava quando outras pessoas conquistam
espaços e a musicalidade já não sustenta a fama. A necessidade compulsiva de
aparecer gera atitudes desequilibradas.
Sem
equilíbrio - SEM COMPLETUDE - a pessoa aos poucos transforma o positivo em
negativo (saiba mais).
Regra
da vida: positivo que não gera outro positivo, gera um negativo.
Funciona
assim: ser dinâmica protege a pessoa da preguiça. Todavia, se ela não tiver
autocontrole, ela ficará extremamente atarefada e estressada. Ou seja, pessoa dinâmica que desenvolve o
autocontrole não gera stress para si. Se não tiver o positivo (autocontrole)
terá o negativo (stress). Uma qualidade positiva (dinamismo) deve servir como
base para gerar outra qualidade positiva (autocontrole).
Lembre:
toda qualidade positiva deve gerar outra qualidade positiva. Caso contrário
gerará o negativo.
A
Amy W. era desequilibrada, mas ótima cantora. Usou e abusou das escolhas que
geram satisfação apenas para o ego: orgulho, vaidade, ganância, exibicionismo,
etc. Pagou um preço caro, como pagam todos que abusam destes elementos. Um dos mais fortes resultados deste
coquetel é a autodestruição.
Suponhamos
que ela fosse uma ótima cantora e equilibrada. Ela seria menos famosa, menos
conhecida e menos "bajulada". Ou
seja, se a cantora usasse sua habilidade musical para desenvolver satisfação e
equilíbrio, ela teria o preço da fama menor.
LEIA TAMBÉM: Sou o tipo de pessoa que vê beleza nas coisas mais simples e felicidade nas coisas mais bobas
A
questão é que em uma sociedade negativa, são coisas "polêmicas" que
chamam a atenção, as pessoas comentam e é assim que se vende livros, filmes,
músicas, etc. Este foi um grande
incentivo para que as habilidades positivas da cantora reforçassem o
desequilíbrio.
Em
uma sociedade negativa pouco vale ser feliz, ter uma família legal, uma boa
índole, estar satisfeita. Nada disso vale mais que uma ou outra notinha nos
sites. A população pessoas negativas (o público) se liga mesmo em situações
negativas ou polêmicas (veja o caso da cantora Sandy Lima que, desaparecida do
público, resolveu ser "ousada" e falar de sexo anal).
Para
algumas pessoas é um martírio ser talentosa.
A vida pode se tornar um inferno quando junta ego desequilibrado,
valores negativos e seduções mil.
Qual
a maior qualidade de uma Lady Gaga? Milhões de meninas americanas assistiam
televisão e sonhavam serem famosas. Enquanto elas sonhavam, a Lady Gaga se
esforçava aprendendo tocar piano. Depois foi mais ousada: começou a compor
músicas. Gastou milhares de horas treinando e compondo. Uma lutadora! Capaz de produzir porque ANTES teve anos de dedicação e
de prazer com a música.
Este
é o grande exemplo destas pessoas: capacidade
de produzir - serem ativas. As outras meninas americanas reduziram a
própria vida sendo apenas consumidoras e sonhadoras. Sonhar muito, desejar muito e produzir pouco - este é o mal da
maior parte das meninas/mulheres americanas e ao redor do mundo (e do Brasil).
Esta
força de vontade inicial deveria ser usada para gerar uma vida equilibrada.
Prisioneiros da vaidade, orgulho, etc. esta força de vontade é usada para
produzir desequilíbrio.
Acredite: este mesmo
processo ocorre dentro de você. Perceba os sinais de desequilíbrio e
observe a negatividade agindo dentro da sua vida. Preste atenção, e lute para gerar uma vida melhor para si mesmo.
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Leia também:
Para refletir:
Mal
do século:
Sonhar
muito, desejar muito e produzir pouco.
As
pessoas escolhem ser expectadoras e seguidoras ao invés de construtoras.
Reduzem
a própria vida; portanto, reduzem sua satisfação.
Aumenta
a ansiedade, a insatisfação, a depressão e a alienação.
Já
que não possuem muita satisfação, precisam da excitação.
Precisam
de uma novidade atrás da outra, por exemplo.
A
satisfação é permanência, se não tem permanência sobra espaço para novidade
constante.
Exemplo:
uma pessoa que adora jogar futebol não terá tempo e interesse em “experimentar
aquele jogo novo que o ator disse...”
É
com pouca satisfação que se cria a “geração seguidora” (conheça mais dela AQUI).
Autor: Regis Mesquita
Reflexão divulgada através GRUPO NO TELEGRAM Filosofia Caminho Nobre
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É show!!! Que diferença este blog...
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